Descubra quais são as melhores pessoas que você deve usar nas referências de emprego do seu currículo. Use estas pessoas e consiga um novo emprego muito mais rápido do que espera. Experimente!
Você está a sentir que vai conseguir ultrapassar a sua entrevista de emprego com sucesso e vai passar à fase seguinte. Depois da entrevista, o mais certo é que o potencial empregador peça algumas referências. Para se preparar, você deve se sentar e fazer uma lista com as referências mais importantes para si e que vão ajudá-lo a conseguir o emprego que tanto quer.
Muitas pessoas têm dificuldades em escolher as pessoas que vão servir de referência, para que o potencial empregador decida se é uma vantagem ou não ter-lhe na empresa. Quer tenha tido muitos empregos a full-time ou part-time, nem sempre é fácil de escolher, mas aqui dizemos-lhe quais são as pessoas que deve escolher:
- Patrões recentes - Os empregadores atuais e anteriores são os melhores para falar sobre a sua ética no trabalho. Ao deixar o seu patrão fora da lista de referências, isso dá impressão que existe uma razão porque não quer que o seu futuro empregador contacte-o. Explique porque não o incluiu na lista, caso deixe-o fora da lista de referências.
- Colegas de trabalho - Se não tem uma boa relação com o seu patrão, use um colega de trabalho que esteja familiar com o seu emprego e que tenha trabalhado diretamente consigo. Um amigo de trabalho que não perceba das suas responsabilidades não lhe vai dar a referência profissional que precisa.
- Professores - Os Professores que ensinam numa área relacionada ao emprego que está a se candidatar é uma boa ideia. Contudo, o Professor pode não se sentir confortável por ser uma referência porque não o conhece pessoalmente. Esforce-se de forma a que o Professor conheça mais coisas a seu respeito do que a sua cara na sala.
- Amigos (apenas se forem referências profissionais) - A maior parte das vezes é melhor deixar os seus amigos fora da lista de referências. Existem duas ocasiões em que usar amigos é uma referência aceitável: quando têm emprego na mesma área ou foram o seu supervisor.
- Membros do grupo - Provavelmente trabalhou um semestre com um grupo, onde fizeram vários projetos de curso. Use os membros do seu grupo para conseguir referências.
- Qualquer lugar onde foi voluntário - As pessoas com quem você fez voluntariado normalmente estão disponíveis para serem referências. Além disso, fazer voluntário é uma forma de impressionar os recrutadores. Demonstra que está disposto a ajudar os outros.