Descubra quais são os sinais de alerta, que costumam avisar quando está na hora de você mudar de emprego. Não fique preso a um emprego, só porque acredita que não existem alternativas melhores e mais compensadoras do seu esforço.
O mais certo é que você tenha trabalhado árduamente para conseguir este trabalho, mas existe alguma que não parece-lhe bem. Será que agora está na altura de começar a procurar por uma nova oportunidade de emprego? Algumas vezes você sente-se desanimado com o seu emprego e isso pode acontecer por várias razões. Pode estar relacionado consigo, ou com a maneira como lhe tratam, por exemplo, se você foi excluído de uma reunião ou não passaram-lhe informação importante sobre a empresa, que poderia ajudar-lhe a ter mais sucesso e desempenhar melhor o seu trabalho. Mas, como é que você sabe que está na hora de mudar? Qual é a indicação mais clara que esta é a altura certa?
De acordo com o profissional de recursos humanos, Jean Allen, um parceiro empresa de pesquisas Heidrick & Struggles, a resposta é muito simples: Você é um miserável!
Sinais importantes para Mudar de Emprego
Se você se sente como um miserável, não interessa o quanto perfeito é o seu trabalho no papel. Não interessa se você inveja toda a gente que conhece. Interessa muito pouco se a cada minuto que passa, as pessoas à sua volta estão tão contentes, como se tivessem ganho a lotaria. Se você não sente o mesmo, então existe algum problema. Se as segundas são um dia mau para si, então é tempo de seguir em frente.
Aqui ficam seis sinais de alterta que podem fazer com que grite, que isto é a altura perfeito para um novo emprego:
- Não está a aprender - Isto pode parecer algo pequeno, mas por qualquer razão, o não crescimento inteletual é um grande problema. Simplesmente coloque desta maneira: se você não está a aprender, você não está a crescer. E, se você não está a crescer, o seu emprego está a tornar-se numa rotina, muito, mas muito chata.
- Nunca está nada bem - Quando comete um erro, não interessa o tamanho do erro, você vai receber um sermão do seu patrão. Pelo outro lado, se contribuir ativamente para o sucesso da empresa, você não vai receber um elogio ou um aumento do salário. Embora consiga concentrar a sua atenção noutras coisas, não ser reconhecido pelo seu trabalho, só vai fazer com que veja que não é bem-vindo para a empresa.
- O seu trabalho não é valorizado - Os projetos que tem a fazer claramento não estão na lista de prioridades dos seus colegas de trabalho. Você sente-se inundado de trabalho e não está a receber nenhum trabalho importante. Ou talvez, você não tem muito para fazer, e você preocupa-se que está a ser colocado de lado. Você quer contribuir mais, mas só se a empresa quiser.
- Está a sofrer emocionalmente e físicamente - Tavez está frustrado, por isso você tornou-se num problema para a empresa. Porque ninguém pode demonstrar os seus sentimentos no trabalho, talvez você está a partilhar isso com os seus amigos e familiares. Talvez você está a desenvolver sintomas frequentemente relacionados com stress e ansiedade.
- O seus valores não estão alinhados com os da empresa - Talvez a empresa não suporta um ambiente de trabalho onde podem haver diversos tipos de pessoas, como a sua página de recrutamento diz. Talvez as decisões dos administradores ou gestores do negócio são racionalizadas, mesmo sabendo que não estão a fazer a coisa certa. Ou talvez, é tão simples quanto isso: você não confia mais no patrão.
- O negócio está em mau estado - Profissionalmente, você poderá estar a dar-se bem. Mas, você pode ver que a sua indústria está a enfrentar problemas. Podem já ter havido vários despedimentos e você acredita que conseguiu passar a fase pior. Mas, a empresa está a implementar uma estratégia de cortes nos custos. Nenhum emprego - ou emprego - é perfeito! Existem sempre alturas melhores ou piores.