
Descubra se deve ou não dizer quais são as suas expetativas salarais na sua próxima entrevista de emprego. Isto pode ser o seu sucesso ou o fim!
Isto é uma das perguntas mais desafiantes que os candidatos perguntam a si mesmo antes de entrar numa entrevista de emprego. Escolher a estratégia errada pode fazer com que perca mais de 1 milhão de euros numa carreira de 45 anos, de acordo com o site Salary.com. Isso é muito dinheiro e provavelmente não é uma coincidência, porque a negociação do salário é um dos processos mais importantes e agonizantes.
Caso esteja com o mesmo problema em decidir entre valores gostaria de ter o seu salário, para dizer aos entrevistadores ou patrões no momento da expetativa salarial, deixamos vários conselhos que vale a pena seguir:
- Quando der um intervalo de valores, esteja preparado para o empregador escolher o menor valor. Não fique ofendido porque o empregador decidiu escolher o primeiro valor, por si você escolhia o valor mais alto, mas é assim que as coisas funcionam. Se escolher um intervalo de valores significa que o empregador vai escolher o menor número, porquê dar um intervalo de valores?
- Se for o primeiro a ser questionado sobre o salário, dar um intervalo grande de valores pode salvar-lhe de perder a oportunidade de trabalho. Isto é ainda mais importante se não tem a certeza do orçamento do empregador. Adicionalmente, ao dar um intervalo você está a mostrar ao empregador o quão flexível você é.
- Dê um intervalo de valores razoável e realista, com o menor valor a ser aquilo que aceitava. Faça tudo para existir uma negociação. De acordo com um novo estudo de uma universidade dos EUA, a Universidade de Colombia, mesmo que os números dados sejam ambiciosos, as pessoas não vão lhe querer insultar ao escolher o menor valor.
- Dar um intervalo previne contra-proposta. Quando existem números baixos e valores muito elevados, espera-se que o empregador não escolha um salário abaixo do menor valor apresentado. Qualquer contra-proposta feita nunca vai realmente sair por fora do intervalo de valores. Isto nunca é o caso com valores exatos.
- Um número preciso (estranho) leva a que as pessoas acreditem que existe uma razão porque escolheu isso. Quer esteja a dar um intervalo de valores ou um número preciso, lembre-se que as pessoas acreditam em números específicos do que números arredondados. De acordo com um estudo recente, você vai ter mais sucesso ao dizer 1055€, por exemplo, do que 1000€. Pense desta maneira: se dissesse que tinha visto 105 clientes numa loja, as pessoas vão acreditar mais nisso do que se dissesse que viu 100 clientes.
- Dê um intervalo de números já com o mínimo em mente. Antes de entrar na entrevista de emprego ou na sala de negociação, escolha ambos os números, para que tenha tudo pronto caso a negociação corra mal.