
Descubra quais são os sinais mais importantes da entrevista de emprego, que indicam que você não vai conseguir o lugar. Evite estas coisas ou não tenha de ser chamado!
Você levantou-se, cumprimentou o entrevistador à saída e depois foi para casa feliz por ter dado o máximo de si e pensar que vai ser chamado ainda mais rápido do que imagina. Uma semana depois, por mais estranho que pareça... ainda não existe nenhuma chamada.
A dezembro do ano passado um inquérito a mais de 2 mil recrutadores e gestores de recursos humanos, realizada pelo site CareerBuilder descobriu que os gestores de recursos humanos sabem o necessário sobre o candidato nos primeiros cinco minutos. Espere 15 minutos e 90 por cento dos entrevistadores vão lhe ter na "mão".
Por outras palavras, essa entrevista "boa" pode querer dizer que o entrevistador decidiu desde o princípio que você não é o candidato perfeito para o lugar.
Como é que você tem a certeza? Aqui ficam quatro sinais como o entrevistador não está interessado é como mudar a ideia sobre si:
1. Você só tem que responder a perguntas fáceis - pode parecer o sonho tornado realidade, mas quando o entrevistador faz apenas perguntas fáceis, a probabilidade de que não está a considerará-lo para a posição é muito grande. As perguntas mais difíceis fazem com que o candidato se sinta desafiado a pensar e a resolver os problemas no momento.
Solução: seja assertivo. Diga ao entrevistador que tem uma questão e diga algo do género "na minha anterior posição, eu tinha que fazer X. Eu vejo que esta posição requer uma experiência similar".
2. O entrevistador não pergunta sobre a sua disponibilidade - a empresa para o qual está a ir à entrevista tem um lugar para preencher, e eles querem recrutar o mais rápido possível. Para faEr isso, existe uma série de coisas a preparar: pagar o horário, novo papel de contratação, orientação do empregado e muito mais. Todas essas coisas precisam de planeamento, por isso o entrevistador deve querer saber quando pode começar.
Solução: mude as ideias do entrevistador. Se não perguntar sobre a sua disponibilidade isso quer dizer que não está interessado em si. Em vez de esperar, mencione como está interessado em trabalhar e está muito emocionado.
3. O entrevistador não discute o resto só processo de recrutamento - hoje em dia, a maior parte das organizações prolongou o processo de recrutamento. Incluem múltiplas entrevistas, testes, submissão do portfólio e mais. Se é uma boa solução para a posição, o entrevistador vai lhe falar do seu processo de recrutamento e do que pode esperar.
Solução: se recebeu um e-mail de agradecimento, então quer dizer que não está na lista. Esteja confiante e prático. Tome o seu tempo e sumarize porque é a escolha certa para a posição. Depois pergunte quais são os passos do recrutamento.
4. A sua entrevista foi mais rápida do que o esperado - se a entrevista tinha a duração de 30 minutos, mas entre as perguntas do entrevistador e as suas, durou apenas 15 minutos, isso quer dizer que alguma coisa está mal. Isso não é uma coisa boa. Algumas vezes uma entrevista curta é o resultado de uma mau planeamento, com o entrevistador a não ter tempo para tudo. Mas, a maior parte do tempo, contudo, é resultado do entrevistador tomar decisões antecipadas sobre si.
Solução: a melhor solução é ter uma lista de questões antes da entrevista para perguntar caso você não esteja a receber a consideração necessária. Então, encontre maneiras de perguntar essas coisas para conseguir manter o entrevistador interessado é ajudá-lo a si mesmo a conseguir o lugar.