Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Razões porque os Estágios são importantes para o sucesso na Carreira Profissional

por superdicas, em 18.06.14
Estágios

Entenda quais são as razões porque os estágios, programas de trainee ou internships são importantes para ter sucesso no início da sua carreira profissional. Descubra as razões!

 

Segundo um artigo publicado na famosa revista norte-americana Forbes por J. Maureen Henderson, o seu autor afirma que os estágios não valem o esforço. Segundo o autor, o trabalho realizado durante o estágio não oferece o conhecimento necessário, é demasiado caro, e as chances de conseguir continuar nesse posto de trabalho são muito baixas.

 

Mas, porque acreditamos que os estágios valem a pena? É simples! Cerca de 74 por cento dos empregadores, prefer candidatos com experiência de trabalho. Isso é praticamente 3 em cada 4 empresas. Isso demonstra que o artigo da Forbes, é no mínimo, errado.

 

 

Vantagens dos Estágios Profissionais

Para ser competitivo no mercado laboral dos dias de hoje, os recém-licenciados devem ter uma experiência de estágio antes de iniciar a sua carreira profissional. Os empregadores querem contratar licenciados com experiência e os conhecimentos necessário - e não pessoas que foram passivas toda a sua vida académica. Os responsáveis de recursos humanos lêm o seu currículo, eles querem ver os resultados cumpridos com o seu estágio. E a única maneira de impressionar os empregadores, é se você tiver a experiência necessária.

 

Aqui ficam algumas razões porque os estágios, ainda continuam a ser importantes para começar  no caminho certo para ter uma carreira profissional de sucesso:

 

  1. Você adquire a experiência que vai usar no resto da sua vida profissional - Os estágios definitivamente oferecem aos estudantes universitários a experiência e os conhecimentos necessários para desenvolverem a sua carreira profissional. Os estudantes universitários precisam deste tipo de experiência na sua vida, porque têm que enfrenter um conjunto de  oportunidades e problemas, que vão ajudar a ter sucesso no futuro.
  2. A experiência é a melhor professora - Embora o conhecimento obtido na aula seja importante, a experiência que vai ganhar no estágio não tem valor. As experiências são únicas e vão mostrar-lhe o que quer fazer da sua carreira e vai lhe ajudar a se transformar num profissional. Sem ganhar experiência como estagiário, você não pode saber qual o tipo de profissional em que se quer tornar, nem sabe qual o caminho a seguir. Muito do que você faz é interagir com outras pessoas.
  3. Você deve obter a experiência de um estágio - Muitos estudantes esquecem-se como "lutar" quando chega a hora de ganhar experiência no estágio. É possível de fazer acontecer qualquer tipo de experiência de estágio, apenas tem que planear com cuidado. Tudo o que você precisa é de uma boa habilidade em gerir o tempo e ser capaz de balancear entre um estágio, emprego a part-time, aulas e atividades extra-curriculares.
  4. Os estágios encaminham os profissionais para empregos - De acordo com a NACE, cerca de 60 por cento dos estágios acabam com um oferta de emprego. Se você quer receber uma oferta de emprego, então precisa de ser dedicado e estar motivado para ter sucesso. Muitos programas de estágio são criados para avaliar a possibilidade de contratar a longo prazo os candidatos. Os estagiários que demonstrarem que são capazes de levar a empresa para a frente, são aqueles que vão receber uma oferta de emprego.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:31



Pesquisa

Pesquisar no Blog