Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O que fazer quando ganha menos que os seus Colegas de Trabalho?

por Blog Online, em 08.04.18

Diferença salarial

Saiba o que fazer quando recebe um salário mais baixo que os seus Colegas de Trabalho. Corrija esta diferença salarial e consiga um aumento do salário. Não fique com medo de pedir aquilo que merece.

Quando começa a trabalhar numa empresa, negócio ou loja, é normal que ganhe um salário mais baixo que outras pessoas na mesma posição, mas ao longo do tempo,
à medida que ganha experiência, deve tomar as medidas necessárias para que não exista mais essa diferença, porque, afinal, não é mais um novo funcionário e não existem razões para ganhar menos.

No início até é justa a diferença. Se tem menos experiência e tempo, é normal que ganhe menos, mas deve ser temporário.

O problema vem quando ganha a experiência necessária e está a realizar as mesmas tarefas os seus Colegas de Trabalho, que fazem o mesmo que você. Quando isso acontece, algumas pessoas encontram-se presas no seu baixo salário. Pode pedir um aumento, mas as empresas normalmente não tomam as medidas necessárias para corrigir essa diferença. Por isso, se quiser ter o que merece, tem que tomar as suas próprias medidas.

 

Como isto aconteceu comigo?

O meu primeiro emprego a full-time chegou quando o meu patrão numa revista que eu trabalhava na Universidade, foi despedido. Aconteceu durante as férias de inverno, por isso foi numa altura em que poderia trabalhar a full-time, mais ou menos ficando com a posição.

Nessa altura, eu fiquei bastante excitado em conseguir qualquer emprego, especialmente enquanto eu ainda era um estudante universitário. O mercado de trabalho estava difícil, e a maior parte dos meus amigos tinham pouca esperança de conseguir um emprego a tempo completo como jornalistas.

Devido à minha idade, falta de experiência e o facto que eu estaria a combinar a universidade com o meu emprego, trouxe alguns limites. Eu recebia um salário pago à hora (salário mínimo) até que terminei a universidade e comecei a gastar o salário normal muito abaixo do que o antigo patrão ganhava.

Não foi uma oferta pouco justa, mas ao longo do tempo ganhei bastante experiência e consegui aumentar os lucros da empresa, no entanto, eu estava a ganhar menos do que vários Colegas de Trabalho que tinham posições abaixo da minha e tinham menos responsabilidades.

Isto colocou-me numa situação em que eu ganhava menos do que eu merecia e mesmo os aumentos decentes no salário, nunca iriam corrigir esta diferença enorme. Tinha que tomar as medidas necessárias para acabar com esta vergonha.

Em grandes empresas, como o Lidl ou a IKEA em Portugal, isso não acontece. Por isso, cada situação é um situação diferente.

Como corrigir a diferença no salário

Um dos desafios de corrigir a diferença no salário, é saber exatamente quanto é que os seus Colegas de Trabalho ganham. Muitas pessoas mantêm os seus salários em segredo e até muitas empresas não indicam nos seus anúncios de emprego, quanto é que vão pagar. Por isso, é uma situação difícil, que contribui para que outras pessoas ganhem mais que você e não se aperceba da diferença enorme.

Fale com os seus Colegas de Trabalho e pergunte diretamente sem medo. Se disser quanto ganha, eles também vão dizer.

Vá com calma. Existem várias razões porque a empresa pode lhe estar a pagar menos, do que aos seus Colegas de Trabalho. Tente descobrir porquê. Pode ser poque é o funcionário mais novo, tem menos experiência, etc.

Não peça um aumento. Se ganha 30 mil euros por ano e o seu colega ganha 60 mil euros, pelo mesmo trabalho, então um aumento de 10% ou até mesmo 20% não vai corrigir esta diferença. Em vez disso, peça uma correção no seu salário que seja justa.

Seja razoável. Não espere um grande aumento de uma só vez, e reconheça que as pessoas com mais experiência vão sempre ganhar mais do que você.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:46



Pesquisa

Pesquisar no Blog