Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Como Reclamar Salário Atrasado

por superdicas, em 20.06.16

Salário

Saiba o que deve fazer quando a empresa não paga o seu salário ou tem salários em atraso. Não seja cúmplice desta situação. Denuncie salários em atraso, para que não fique com problemas financeiros no futuro.

Por uma causa ou outra, pode ser que os trabalhadores de uma empresa não recebam o salário ou receba o salário mas com um grande atraso. Nestas ocasiões, que não são muito frequentes no mercado de trabalho, mas que acontece ás vezes, devem ser reclamadas para que não sejam esquecidas e você não acabe por nunca receber ou receber bastante tempo depois.

Abaixo apresentamos várias soluções para reclamar salários em atraso, pois esta é uma situação incómoda que pode acabar por dar cabo das suas finanças pessoas e, quem sabe, talvez pode fazer com que você fique com dívidas ou não consiga pagar o crédito habitação ou crédito automóvel. Não fique aí parado!

Assim como a obrigação do empregado é trabalhar, a do empresário, do seu chefe ou da empresa, é o de pagar o salário no dia acordado. Na Lei do Trabalho você pode encontra toda a informação relativa ao salário, mas também sobre tudo o que diz respeito ao mercado laboral.

Caso se encontre numa situação em que não está a receber o seu salário, estes são alguns dos passos que deve seguir para pedir o pagamento imediato do salário em atraso:

  1. Reclamar ao chefe ou patrão
  2. Conciliação
  3. Tribunal do Trabalho

Tente resolver esta situação a bem e o mais rápido possível, porque se demorar muito tempo a pagar isso é sinal que nunca vão pagar ou se pagarem, pode ser que paguem metade ou uma parte do salário em atraso e só lhe vai atrasar a sua vida. Além de não receber ou receber parte, vai fazer com que você não mude de emprego, porque ainda tem salários em atraso.

Antes de tomar alguma decisão, analise todas as opções com o sindicato ou com as entidades oficiais, para não perder tempo e conseguir recuperar os salários em atraso.

No caso da empresa ser declarada insolvente, também pode reclamar. É um processo que demora muito mais tempo, porque a justiça tem que verificar todos os bens, dívidas e créditos da empresa, para saber qual é o capital da empresa, para que mais tarde seja nomeado um administrador de falência, que vai tratar de reorganizar o negócio ou vender os bens que ainda valem alguma coisa, para mais tarde pagar as dívidas aos fornecedores e os salários em atraso.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:00



Pesquisa

Pesquisar no Blog