Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Coisas que não deve fazer quando Procurar Emprego

por superdicas, em 27.05.15

Procurar Emprego

As coisas mais importantes que não deve fazer quando começar a procurar emprego. Não faça isto! Opte por outras estratégias para conseguir um novo trabalho!

Telefonar ou enviar email para os seus amigos, familiares e colegas quando está a procurar por um novo emprego pode parecer a coisa natural. De facto, muitos especialistas dizem que, se sabe como fazer com que os outros lhe ajudem, você deve fazer isso. Contudo, como qualquer outro conselho, você deve aplicá-lo com muito cuidado pois o resultado pode ser completamente diferente do que está à espera.

Com a Internet é fácil de enviar emails ou mensagens usando o WhatsApp ou outras aplicações de mensagens grátis através da Web, o que torna simples entrar em contacto com muitas pessoas ao mesmo tempo, apenas com uma mensagem. Apesar de parecer uma boa ideia, a longo prazo isso pode dar cabo da sua carreira.

 Abaixo apresentamos cinco dicas sobre o que não deve fazer quando procurar trabalho, pois esses tipos de comportamentos podem dar cabo da sua procura e reputação, além de fazer com que as pessoas que poderiam lhe ajudar, não o façam:

 

 

  1. Não envie o currículo para todos os seus amigos, familiares e colegas com um pedido que passem o currículo para alguém que conheçam que pretendam candidatos com a sua experiência ou formação profissional. Em vez disso, procure por tipos de empresas e profissionais que podem ajudar-lhe a conseguir atingir os seus objetivos e que sejam uma solução verdadeira para os seus problemas, não apenas mais um problema.
  2. Não se candidate a uma oferta de emprego e depois diga o nome do seu amigo que trabalha nesse sítio sem a sua permissão. Isto por si mesmo, já fala como é importante. Deve perguntar antes se pode ou não mencionar o seu nome, pois poderá complicar a situação para ambos.
  3. Não fique à espera que as empresas de recrutamento lhe salvem. Dado que a missão das empresas de recrutamento é encontrar os melhores candidatos para as empresas que são suas clientes, mas nem sempre tomam as decisões certas. Não fique à espera que lhe arranjem um lugar. Isto é o mundo dos espertos e dos mais ágeis.
  4. Não espere que ninguém seja o seu salvador. Procurar emprego ou gerir a carreira mudou bastante nestes últimos anos. O que não mudou é o que deve fazer para procurar novas ofertas de emprego e conseguir tanto aquele trabalho que tanto quer. Normalmente é necessário tempo, muito trabalho e energia, além de criatividade e muitos meses ou anos de desafios.
  5. Não seja mal-humorado. Ninguém quer estar ao pé de pessoas negativas. Está a sentir-se cinzento? Não deixe que isso afete a sua relação. Tente distrair-se. Faça algo que gosta. Vá passear, andar de bicicleta, ver um filme ou fazer outra coisa. Distraia-se, para que depois se sinta com mais força e motivado.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:27



Pesquisa

Pesquisar no Blog