Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Como Ganhar um Salário Maior?

por superdicas, em 19.06.12

Muitas vezes o salário que você ganha ou começa a ganhar numa empresa depende apenas das suas habilitações e do salário que disse que queria ganhar quando foi entrevistado pelo patrão ou diretor de recursos humanos do negócio. Pois na entrevista, quando negoceia o salário não quer dizer que tem que aceitar a primeira oferta que é feita. Você pode e deve fazer uma contra-proposta para obter uma proposta muito melhor. É uma forma de se valorizar e mostrar aquilo que vale.

Normalmente, quando você não sabe aquilo que vale mostra duas coisas: não é bom para aquele posto de trabalho a que se está a candidatar ou não tem experiência no mercado de trabalho. É tão simples quanto isso. Por isso, neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas sobre como obter um salário melhor.

 

  1. Faça a sua investigação - Saber o salário que os seus colegas de trabalho ganham ou outros profissionais com o mesmo emprego ganham era bem difícil. Contudo, agora tudo mudou e existem diversas maneiras de descobrir. Através de sites como o salary.com ou payscale.com, você pode descobrir os limites de salários pagos para cada um das profissões que existem, podendo dar uma ideia geral sobre o salário auferido por um profissional de acordo com a sua experiência e localização.
  2. Não dê o primeiro número - Na hora da entrevista de emprego você vai ser pressionado para dar primeiro um número. Normalmente perguntam "Qual é o salário que pensa que vai ganhar?", e daí você simplesmente deve tentar dizer que não pensou ou que está à espera de uma proposta. Faça o que faça, nunca diga o salário que espera ganhar. Se a sua resposta foi demasiado alta, pode ser que não chegue até à etapa seguinte. Se a sua resposta for demasiado baixa então o empregador vai pensar que você não possui boas qualificações para o trabalho ou pior, você está desesperado. Assim que, se possível, diga que não tem uma ideia. Se mesma assim o entrevistador tentar lhe pressionar, dê um limite de valores, mas nunca um número específico.
  3. Não minta - É muito fácil de alguém de recursos humanos verificar a sua resposta do salário, ainda que não devem fazer isso. Inclusive se a empresa oferecer-lhe uma oferta de trabalho, o salário falso poderia criar-lhe problemas, criando contradições na sua carreira profissional e mostrar que não é completamente honesto. E a partir desse ponto, você poderia começar a enfrentar problemas nas negociações não só com o seu novo empregador, como também com todos os colaboradores da empresa que sabem da sua situação.
  4. Não aceite a primeira oferta - A maioria dos empregadores esperam por candidatos que tratem de negociar o seu salário. Assim que desejam um espalo na primeira oferta para um aumento mais adiante no processo de negociação. Se for possível, trate de se reunir cara a cara com o diretor de recursos humanos no lugar de alguém que está a negociar consigo. O diretor de recursos humanos será mais flexível e poderá oferecer melhores condições, pois os seus limites de negociação são maiores.
  5. Uma vez negociado o salário, é tempo de conseguir melhores benefícios - Apesar do que possa ter escutado, muitos pacotes de benefícios não são flexíveis. Assim, vale a pena perguntar, pois poderá conseguir melhores condições para o seu plano de saúde ou subsídio. Poderá também tentar melhorar os dias de férias, mas tudo depende do empregador. O seu potencial chege poderá não dar-lhe mais dias de férias se pensar que está a ser injusto com os outros trabalhadores. No seu lugar, você pode centrar-se em coisas que são mais fáceis para o empregador, tais como deixar que você trabalhe em casa um dia por semana, entre outras coisas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:04



Pesquisa

Pesquisar no Blog