Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Equilíbrio entre a sua vida laboral e pessoal

por superdicas, em 11.04.13

Ser dono de uma pequena empresa pode ser uma experiência muito gratificante, mas também pode exercer um pouco de pressão em outras áreas da sua vida. O stress, os conflitos e o fracasso para equilibrar a sua vida pessoal e profissional são temas muito recorrentes entre os empreendedores e empresários. Estes problemas tão desgastantes podem ser evitados ao equilibrar o tempo que você dedica à sua família, ao trabalho, ao descanso, aos planos pessoais e a outras áreas.

 

Falar entre manter o equilíbrio entre estes diferentes aspetos da sua vida pode parecer um tema simples, mas na realidade é bastante complexo. Você deve analisar e refletir sobre alguns pontos que podem levar ao fracasso em vez de alcançar o caminho necessário para organizar a sua vida. Um deles é ter expetativas pouco realistas sobre o tempo que levará a alcançar o equilíbrio. Outro, é subestimar a complexidade atual do trabalho, da vida, e todas as outras peças que fazem parte da sua vida profissional e empresarial nos dias de hoje. Em terceiro lugar, a visão simplista de que o equilíbrio é puramente uma coisa de tempos. E, por último, conhecer as suas prioridades, necessidades e definição de sucesso para criar o balanço adequado.

 

O equilíbrio entre a vida laboral e pessoal não pode ser moldado de acordo com uma fórmula pré-escrita. Para ilustrar este ponto, suponhamos por um momento que o balanço perfeito significa passar 1/3 da sua vida em cada uma das tarefas: trabalho, pessoal e dormir. É provável que você se sinta muito decepcionado consigo mesmo quando trate de levar este tipo de vida. Além disso, se um cliente importante requerer 12 horas diárias, a sua equação não vai funcionar mais e você vai ficar frustrado. Adicione a este desafio, a forma como você trata de certas coisas da vida. Cozinhar e limpar a casa são trabalho ou parte da sua área pessoal? Para uma pessoa, preparar a casa poderia claramente ficar como trabalho, mas para outra pessoa, pode ser algo relaxante ao fim do dia.

 

Como você pode ver, o que constitui o sucesso deste processo é intensamente pessoal. Alguém pode ser muito apaixonado pelo seu trabalho e não desejar muito tempo pessoal, sempre e quando as suas relações primarias se mantiverem, enquanto para outra pessoa, o trabalho acaba às 17h e ponto. Algumas outras pessoas prosperam quando integram o seu trabalho e a vida do dia-a-dia, enquanto outras preferem definir limites claros entre os dois. Para alguns, o excercício é uma parte importante de saúde e tempo pessoal, enquanto para outras pessoas necessitam de tempo a sós para dedicar-se aos seus passatempos favoritos ou outros interesses. Algumas pessoas têm horários de trabalho consistentes e perfeitos, enquanto outros têm horários variáveis.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:22



Pesquisa

Pesquisar no Blog