Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Cultura Organizacional - O que é? Como criar?

por superdicas, em 03.04.13
Cultura na Empresa

A cultura pode ser definida como um conjunto de crenças, valores e práticas que caraterizam um grupo social. A cultura organizacional ou empresarial refere-se a este mesmo conceito, só que aplicado a uma organização ou empresa. Uma cultura organizacional forte e eficaz é um dos sonhos de muitos empresários e gerentes de negócios, pois ajuda a atrair grandes colaboradores, talentos jovens e clientes para a empresa, facilitando assim o sucesso, além de permitir que os seus produtos vendam facilmente.

 

Não importa o tamanho da sua empresa, esta já apresenta uma cultura (você planeou ou não), a mesma que foi criada pelos membros fundadores que levaram a sua própria filosofia e cultura das suas próprias casas para a empresa. A cultura empresarial pode ser formalmente definida e ensinada aos membros da organização, através de programas de indução, capacitação e qualquer outra forma de comunicação e aprendizagem. Ninguém pode pertencer a uma organização medíocre, todos queremos ter sucesso. Porque não moldar uma cultura organizacional que seja realmente eficaz para o seu negócio e benéfica para os seus trabalhadores? Continue lendo para encontrar várias dicas importantes para alcançar o sucesso.

 

Uma cultura empresarial de sucesso

 

A empresa necessitará de um programa de indução e treinamento eficaz. Este programa vai ensinar ao trabalhador todos os princípios e valores básicos da organização. Antes de um novo empregado sentir-se realmente dentro da organização, ele tem que entender o que esta representa, qual é a sua visão, missão, filosofia e objetivos, e como pode encarar essa nova cultura.

 

Ás vezes, o sentir e as experiência de um trabalhador podem ser diferentes do que foi oficialmente definido pela organização. Neste caso, existe uma desconexão entre a cultura formal (o ensinado, as expressões idealizadas do que deveria ser) e a informal (os comportamentos como são na realidade). As pessoas estão sempre a julgar, avaliar e formar a suas próprias ideias acerca da informação que nos é apresentada.

 

A empresa é um organismo dinâmico. Esse organismo, já que está composto por pessoas que fazem a dinâmica e dão a orientação e identidade através das suas atividades, dos seus pontos de vista e as suas interações com as outras pessoas. Com isto, quer dizer que a evolução da empresa não depende apenas dos seus chefes e dos responsáveis de recursos humanos ou relações públicas, mas sim de todos os trabalhadores. A soma de todos os valores, compromissos e pontos de vista individuais, constituem toda a estrutura e cultura organizacional.

 

Melhoria contínua

 

Como líder com intenção de melhorar a cultura da empresa, você necessita de vê-la, analisar e compreender. Identifique os pontos fracos e pontos fortes, as áreas de oportunidades, descubra quais são os trabalhadores mais influentes e apoie-se neles, de forma a facilitar a conexão entre a cultura formal e informal. Esta não é uma tarefa fácil, já que muitos tentaram conseguir compreender o que se passa numa empresa, mas não conseguiram.

 

Mas, se você conseguir bons resultados naturais, você terá a informação certa para mudar os negócios e as pessoas para melhor, podendo influenciar e atingir melhorias pequenas mas significativas a cada dia. Assegure-se apenas que as pessoas, estruturas, processos e outros fatores formam parte do conjunto empresarial.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:23



Pesquisa

Pesquisar no Blog