Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




7 Questões a perguntar quando encontrar uma decisão difícil na sua carreira

por superdicas, em 16.04.14
Oportunidade de Emprego

Encontre diversas dicas que vão ajudar-lhe a tomar a decisão certa na sua carreira profissional. Não perca mais tempo a fazer as coisas erradas. Invista mais tempo na sua carreira!

 

Ao olhar para o meu início de carreira, posso dizer que não foi muito fácil, tive que tomar várias decisões complicadas e difíceis, que poderiam dar cabo da minha carreira profissional ou retardar ainda mais a minha vida. Uma dessas decisões apareceu três anos depois de acabar o curso. Nessa altura tinha 25 anos, estava a trabalhar numa grande empresa multinacional como consultor de vendas. Estava contente, era bem pago e tinha várias oportunidades, que poucas pessoas da minha idade tinham. Embora não estivesse à procura de um novo emprego, recebi uma oferta de emprego para trabalhar numa pequena empresa no setor de saúde. Depois de muitas conversas com os meus amigos e mentores, várias noites sem dormir, tomei a decisão da minha carreira.

 

Ainda sou incapaz de ter uma razão definitiva porquê, mas lembro-me de estar a sair da cama à 1 da manhã, sabendo que tinha que aceitar a nova proposta de emprego. Apesar do conselho dos amigos e familiares, acabei por aceitar a posição.

 

Um ano depois, ainda trabalho nessa empresa e eu gosto disso. Nós oferecemos às empresas de saúde a plataforma necessária para analisarem os seus próprios dados, para ajudar os clínicos a tomar as melhores decisões sobre patentes. Fundamentalmente, esses modelos ajudam a ponderar o risco e o benefício.

 

Baseado no meu trabalho diário de usar os dados para determinar o risco, eu desenvolvi para mim mesmo, uma lista de sete questões que podem ajudar-lhe a tomar decisões que podem mudar a sua carreira profissional:

 

  1. Tem motivação para continuar a aprender coisas novas? Desde cedo que somos ensinados a nos especializar numa área - no secundário, na universidade, trajetória da carreira, na empresa, etc. Mas, especializar-se cedo demais pode criar-lhe um grande problema e limitar o seu potencial de autodescoberta.
  2. O seu emprego incentiva-o a tentar aprender algo sobre si? Relativamente ao risco, não existe melhor altura do que a autodescoberta através do trabalho do que durante o seu início de carreira. Ao considerar uma nova oportunidade, dê mais enfase na exploração e na possibilidade de desenvolvimento, em vez da sua posição na empresa ou nas responsabilidades imediatas. No início da sua carreira você deve dar algum espaço para crescer e experimentar algo novo.
  3. Isto assusta-lhe? Nós crescemos a partir destes momento e experiências, que nos forçam a ir além dos limites. Seja ambicioso, mesmo quando a lógica e a segurança sugere uma rota alternativa.
  4. Isto assusta os seus amigos e familiares? Naturalmente, aquelas pessoas que gostam de si, querem proteger-lhe. Devido a esse instinto, os seus amigos e familiares vão fazer tudo para escolha a opção com menos risco para si e com menos opções de falhar.
  5. Isto muda a maneira como avalia a si mesmo? Se você apenas medir o seu sucesso pelo seu salário, promoções e bónus, você concentrou-se erradamente nos que aconteceu em vez na sua experiência profissional ou pessoal. Dê a si próprio oportunidade de encontrar o que é bom para si, e consiga algum espaço para crescer as suas ideias de sucesso.
  6. Isto vai ajudar-lhe a rodear-se de pessoas apaixonadas pelo trabalho? A paixão é contagiante e poderosa. Rodeie-se de pessoas com energia e inovadoras, para que adote o mesmo rigor. Essa energia fervente vai ajudar-lhe a transformar o mundo todos os dias.
  7. Isto excita-o quando fala disto para alguém? Tenha em atenção se isto faz com que não consiga parar de falar com os seus amigos e familiares, sobre a oportunidade em questão. Isso significa alguma coisa. O entusiasmo é crítico para o potencial sucesso da oportunidade. Conte o número de vezes que a oportunidade vem à sua mente. Tenha especial atenção em como está a pensar nessa oportunidade. É a experiência? É o salário? Não existe uma resposta errada, mas é importante saber qual é a razão porque não para de pensar e falar nisso.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:23



Pesquisa

Pesquisar no Blog