Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Procurar Emprego depois dos 40 anos

por superdicas, em 17.03.13
Emprego para adultos

Descubra diversas dicas sobre como conseguir trabalho depois dos 40 anos. Aproveite para voltar novamente a trabalhar ou conseguir um emprego melhor mesmo depois desta idade.

 

A taxa de desemprego jovem continua cada vez mais a crescer, já que além das empresas estarem a despedir mais trabalhadores, também não estão a contratar novos funcionários ou a recrutar estagiários, o que faz com que a taxa de desemprego aumente não só nos profissionais com mais de 40 anos, como também nos jovens, tendo um resultado desanimador na economia, com o consumo a baixar bastante. Com este problema em mente, vários países europeus, incluindo Portugal estão agora a tornar mais fácil empregar pessoas que estejam no desemprego, através do incentivo à contratação de desempregados ou com a publicação de novas ofertas de trabalho no estrangeiro. Continue lendo para saber como é possível encontrar um trabalho depois do 40 anos.

Se você tem 40 anos ou mais e está desempregado, o mais certo é que esteja com dificuldades em arranjar um novo emprego. As entrevistas de trabalho, departamentos de recursos humanos e centros de emprego já são algumas das coisas a que você está acostumado, mas conseguir um trabalho com um salário, não está fácil. Por isso, recomendamos que você siga as dicas do EURES:

 

  • Se você tem qualificações a mais, tente vender necessidades aos empregadores. Uma vez que tenha encontrado o que você pode ajudar a empresa a fazer e o cargo ideal para si, trate de imaginar como as suas qualificações podem ser úteis.
  • Assegure-se de que vende com eficácia as suas qualificações adicionais. Use cada uma das suas capacidades para impressionar os responsáveis de recrutamento.
  • Apresente a sua experiência e habilitações como algo positivo para a empresa.
  • Acredita-se que os trabalhadores mais velhos, não sabem utilizar assim tão bem a tecnologia como os jovens. Existem muitas formas de demonstrar que essas pessoas estão erradas, começando simplesmente por criar uma conta nas redes sociais ou criar um blog.
  • Enfatize que os clientes da empresa vão passar a ser atendidos por alguém com vários anos de experiência e destaque as seguintes capacidades: capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipa, habilidades interpessoais e relações com clientes.

 

No caso da empresa para onde você está a tentar procurar oportunidades para o seu currículo ou formação, não tiver ofertas de emprego abertas para o seu perfil profissional, sugerimos que envie um email de candidatura espontânea. Esta poderá ser uma boa forma de tentar a sua sorte, e conseguir um lugar na empresa. Aumente as suas chances e envie para mais do que uma empresa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:18



Pesquisa

Pesquisar no Blog