Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




6 Coisas Em Que Deve Pensar Antes de Dizer As Suas Expetativas Salariais

por superdicas, em 03.10.15

Dicas para Escolher Salário

Descubra se deve ou não dizer quais são as suas expetativas salarais na sua próxima entrevista de emprego. Isto pode ser o seu sucesso ou o fim!

Isto é uma das perguntas mais desafiantes que os candidatos perguntam a si mesmo antes de entrar numa entrevista de emprego. Escolher a estratégia errada pode fazer com que perca mais de 1 milhão de euros numa carreira de 45 anos, de acordo com o site Salary.com. Isso é muito dinheiro e provavelmente não é uma coincidência, porque a negociação do salário é um dos processos mais importantes e agonizantes.

Caso esteja com o mesmo problema em decidir entre valores gostaria de ter o seu salário, para dizer aos entrevistadores ou patrões no momento da expetativa salarial, deixamos vários conselhos que vale a pena seguir:

  1. Quando der um intervalo de valores, esteja preparado para o empregador escolher o menor valor. Não fique ofendido porque o empregador decidiu escolher o primeiro valor, por si você escolhia o valor mais alto, mas é assim que as coisas funcionam. Se escolher um intervalo de valores significa que o empregador vai escolher o menor número, porquê dar um intervalo de valores?
  2. Se for o primeiro a ser questionado sobre o salário, dar um intervalo grande de valores pode salvar-lhe de perder a oportunidade de trabalho. Isto é ainda mais importante se não tem a certeza do orçamento do empregador. Adicionalmente, ao dar um intervalo você está a mostrar ao empregador o quão flexível você é.
  3. Dê um intervalo de valores razoável e realista, com o menor valor a ser aquilo que aceitava. Faça tudo para existir uma negociação. De acordo com um novo estudo de uma universidade dos EUA, a Universidade de Colombia, mesmo que os números dados sejam ambiciosos, as pessoas não vão lhe querer insultar ao escolher o menor valor.
  4. Dar um intervalo previne contra-proposta. Quando existem números baixos e valores muito elevados, espera-se que o empregador não escolha um salário abaixo do menor valor apresentado. Qualquer contra-proposta feita nunca vai realmente sair por fora do intervalo de valores. Isto nunca é o caso com valores exatos.
  5. Um número preciso (estranho) leva a que as pessoas acreditem que existe uma razão porque escolheu isso. Quer esteja a dar um intervalo de valores ou um número preciso, lembre-se que as pessoas acreditam em números específicos do que números arredondados. De acordo com um estudo recente, você vai ter mais sucesso ao dizer 1055€, por exemplo, do que 1000€. Pense desta maneira: se dissesse que tinha visto 105 clientes numa loja, as pessoas vão acreditar mais nisso do que se dissesse que viu 100 clientes.
  6. Dê um intervalo de números já com o mínimo em mente. Antes de entrar na entrevista de emprego ou na sala de negociação, escolha ambos os números, para que tenha tudo pronto caso a negociação corra mal.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:52



Pesquisa

Pesquisar no Blog