Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Procurar emprego em nove passos

por superdicas, em 02.03.13

Descubra diversas dicas que valem ouro e que vão ajudar-lhe a procurar emprego em nove passos. Preservar a procura, incidir na formação e demonstrar disposição são os pontos importantes para ter sucesso.

 

Cada dia, em Portugal é cada vez maior o número de candidatos que procuram trabalho. E não é uma tarefa fácil, já que as medidas de austeridade aprovadas pelo governo estão a fazer com que o investimento por parte das empresas diminua, assim como o número de novos postos de trabalho criados. Com uma taxa de desemprego superior a 17% e um salário baixo oferecido até aos licenciados, é cada vez mais complicado encontrar emprego. Por isso, muitos candidatos estão a emigrar para outros países europeus ou, em último caso, estão a fazer um esforço para tentar sobreviver neste mercado laboral, que há muito tempo está com problemas. Perseverar, demonstrar disposição, apostar na formação profissional e usar os seus pontos fortes tanto no currículo como nas entrevistas de trabalho, pode ser o ponto importante para ter sucesso.

 

Dicas para procurar emprego com sucesso

 

Encontrar trabalho não é fácil. Essa é uma das razões porque você ainda continua naquele emprego chato ou está desempregado. Mas quando você passa a fazer parte da lista de desempregados, o mais importante é ser forte e não cair em desespero. Embora não exista uma fórmula mágica, existem algumas dicas que você pode seguir.

 

  1. Marcar objetivos - A primeira coisa que você deve fazer quando decide começar a sua procura por um emprego, é fixar as suas prioridades. Defina qual o tipo de trabalho que você procura, o salário esperado e onde pretende trabalhar. Se você já tiver algo em mente, é mais fácil de conseguir atingir esses objetivos.
  2. Formação - É necessário apresentar as melhores habilidades frente a outros candidatos. Ter uma formação contínua numa área específica é importante. Nas épocas de desemprego é possível tirar cursos, aprender novos idiomas, ou melhorar o seu nível de formação.
  3. Currículo - É a primeira imagem que o empregador tem sobre si. Transmita claridade e concisão. Mostre que você é o profissional adequado o posto de trabalho a que se candidata. Você deve enviar o currículo apenas com os dados necessários e importantes para o cargo a que se está a candidatar. Nunca coloque informação que não está relacionada, por exemplo, se você vai candidatar a um emprego para trabalhar em atendimento ao cliente, não diga no seu CV que você já trabalhou num cargo em que você não tinha contacto direto com o cliente.
  4. Mostrar disposição - Não se pode querer aceder a um posto de trabalho e cobrar de entrada logo um salário elevado nem ter o melhor horário do mundo. Trabalhar supõe esforço e é essencial estar disposto a fazê-lo.
  5. Canais adequados - Seja através da Internet, feiras de emprego, ou anúncios de emprego em jornais, hoje em dia existe muito por onde procurar. Na internet existem uma grande variedade de blogs que ajudar-lhe a conseguir empregos em Portugal ou vagas no Brasil. Utilize esses guias para conseguir o seu próximo emprego.
  6. Entrevista de trabalho - É preciso preparar-se com determinação e com algum tempo de antecedência. A sinceridade, claridade, confiança e predisposição são imprescindíveis em todas as fases do processo de recrutamento.
  7. Participação ativa nas redes sociais - É preciso ter um perfil pessoal nas redes sociais, como o LinkedIn, Twitter ou Facebook. Além disso, é importante seguir as páginas das empresas em que você está interessado.
  8. Agenda de contactos - É indispensável manter uma ampla e variada agenda de amizades. Entre um candidato desconhecido e outro que a pessoa do processo de recrutamento conheça, o entrevistador vai escolher a última.
  9. Ampliar horizontes - A situação portuguesa é muito complicada. Pensar em trabalhar no estrangeiro pode ser a alternativa ideal em que você deve apostar. Além disso, uma experiência no estrangeiro é algo que pode melhorar o seu currículo, já que irá ter contacto com uma nova cultura, um idioma diferente, entre outras coisas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:48



Pesquisa

Pesquisar no Blog