Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Saiba onde procurar empregos para jovens

por superdicas, em 20.02.13
Fileira de desempregados jovens

Um dos grandes problemas da maior parte dos países europeus é o desemprego jovem. Enquanto os governos anunciam medidas para criar emprego até ao fim deste ano, já existem vários que estão no desemprego e não conseguem arranjar um emprego ou as propostas de trabalho que aparecem são precárias e não pagam o salário justo pelo trabalho desempenhado. Ainda para aumentar o problema, as perspetivas de emprego continuam a ser pessimistas, pois as ofertas de empregos diminuíram e os candidatos que procuram por emprego está cada vez a aumentar. Possuir formação e adquirir experiência, embora não obtenha no início o melhor cargo do mundo, é a primeira coisa que qualquer jovem deve fazer se pretende aceder ao mercado laboral. Mas, por onde começar a procurar por emprego? Ao longo deste artigo você pode encontrar várias dicas sobre onde procurar para realmente começar a ganhar um salário e não ter que estar a depender dos seus pais ou familiares. Continue lendo para arranjar um trabalho de uma vez por todas. Descubra todas as opções disponíveis.

 

Embora as ofertas de emprego para jovens possam ter salários baixos e horários de trabalho incómodos, é recomendável que você aceite para começar a ganhar experiência. Menos de 10% dos jovens começa a sua experiência laboral com um trabalho estável que, muitas vezes não está relacionado nem um pouco com a sua formação. Contudo, é mais fácil arranjar um novo emprego enquanto tem um, do que quando você está desempregado.

 

O problema do desemprego jovem não é só de Portugal ou de Espanha, mas um grande problema em toda a Europa. Um em cada dois menores de 25 anos não tem trabalho e, nos últimos anos, o número de jovens a procurar por trabalho aumentou consideravelmente. Assim mesmo, a falta de oportunidade, para começar a sua carreira profissional, está a fazer com que vários profissionais qualificados abandonem o seu país de origem para procurar por melhores oportunidades no estrangeiro.

 

Descubra agora onde poderá encontrar boas oportunidades para jovens que procuram uma forma de sair desta situação de não ter trabalho:

 

  • Os sites de empregos, as bolsas de trabalho nas universidades ou centros de formação e centros de emprego, ou até as empresas de recrutamento para trabalho temporário oferecem diversas oportunidades para jovens, com idades entre os 18 e 30 anos.
  • Os familiares e amigos, em ocasiões, podem proporcionar ajuda para conseguir o seu primeiro trabalho. Embora nem sempre satisfaçam as suas expetativas, podem ter algum trabalho que lhe ajude a ganhar um dinheiro extra, que é sempre útil nestas alturas.
  • Os empregos na função pública são um dos tipos de vagas mais difíceis de conseguir pois, demoraram bastante tempo para você saber se foi o escolhido ou não, contudo são mais estáveis e pagam um bom ordenado. Sem falar nas regalias de ser funcionário público.
  • A realização de pequenos trabalhos, além de manter os jovens ocupados também é bom para conhecer novas pessoas e ganhar um dinheiro extra ao fim do mês. Existem diversas tarefas que pode fazer, desde dar aulas particulares, traduções, reportagens fotográficas, criação de páginas web, cuidar de crianças, serviços de catering, reparações em casa, etc.
  • Se estes pequenos trabalhos deixam de ser apenas uma atividade extra no seu dia-a-dia, e se convertem numa atividade diária, então é possível recorrer ao autoemprego e estabelecer-se como freelancer ou trabalhador por conta própria.
  • Procurar trabalho numa empresa de telemarketing ou num call center é outra opção válida, já que em muitas ocasiões não é necessário experiência prévia. Além disso, a maior parte destas empresas necessitam de jovens com frequência universitária ou com formação, para atender às chamadas e ajudar os seus clientes.
  • Em determinadas épocas do ano, como nas férias de verão ou no fim de ano, existem muitas empresas que procuram reforçar o seu pessoal nas áreas de vendas, despacho de mercadorias, segurança, turismo e gastronomia. Esta pode ser a oportunidade que tanto espera.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:02



Pesquisa

Pesquisar no Blog