Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




5 Questões para ajudar-lhe a escolher um bom emprego

por superdicas, em 07.02.14
Carreira de Sucesso

Conheça quais são as perguntas que vão ajudar-lhe a escolher um bom emprego, que vai mudar a sua vida. Encontre o emprego perfeito, com tudo o que precisa para ser feliz.

 

Os três passos da carreira profissional mais recomendados (tirar uma licenciatura, conseguir emprego e trabalhar o máximo até chegar aos 40 anos na mesma empresa) não funciona mais. Os jovens profissionais de hoje em dia mudam de emprego como as crianças ao trocar de comida durante a hora do lanche, trocando entre várias empresas, equipas e indústrias durante as suas carreiras. Uma das vantagens, é que como um jovem profissional, você tem muitas escolhas disponíveis durante a sua vida. A desvantagem é que nem todas as escolhas são necessariamente boas, e ter demasiadas pode ser um problema para si.

 

 

Qual a carreira a escolher?

Para tornar mais fácil de escolher e encontrar o emprego perfeito, onde você gosta de estar e sente que é isso que nasceu para fazer, então decidimos colocar neste artigo as perguntas que deve fazer a si mesmo antes de começar a procurar. Porque existem uma grande quantidade de oportunidades numa dada área, é importante ver a relação entre a área, salário e o estabilidade do mercado, de forma a assegurar que não está a investir numa carreira que nos próximos anos vai desaparecer.

 

Claro que você deve considerar outros fatores ao tentar decidir qual a carreira a seguir. As perguntas abaixo são apenas uma parte do puzzle. São as perguntas importantes para perguntar a si a celebre pergunta: "Qual é a carreira perfeita para mim?". Antes de começar a procurar por um emprego, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

 

  1. O que faço bem? O que gosto de fazer? Nós sabemos. Você já deve ter ouvido falar nesta pergunta desde que nasceu. Enquanto algumas pessoas sabem exatamente qual é a sua paixão, muitos de nós estamos perdidos no "puzzle da paixão" e não sabemos exatamente o que queremos. O medo de não estar a fazer a coisa certa ou de estar a perder tempo com a paixão errada, é algo que você fica sempre em mente. E mesmo que tenha uma paixão, as chances são de ser alguma coisa vaga e fora do alcance, como se tornar no próximo Rei.
  2. Estou orientado em conseguir uma Promoção ou em Prevenir? Sentir-se motivado é um aspeto essencial para se sentir satisfeito. Mas porque a motivação varia de pessoa para pessoa. Em geral, existem dois tipos principais de motivação: orientada para a promoção ou orientada para a prevenção. Os profissionais orientados para a promoção são os criativos clássicos e empreendedores.  Eles trabalham rápido, procuram novas oportunidades e tentam abstrair. A desvantagem é que são impulsivos, bastante otimistas e cometem grandes erros. Já os profissionais orientados para a prevenção são o contrário, ou seja, concentrados em manter o status quo e proteger tudo o que fizeram. Esses profissionais preferem planear, qualidade, dureza e mentalidade analítica.
  3. Qual é o melhor ambiente para a minha personalidade? Por razões similares, é ainda mais útil fazer testes de personalidade mais avançados. Isto vai ajudar a que tenha o que precisa para ter sucesso no seu ambiente de trabalho. Particularmente importante é determinar se você é mais introvertido ou extrovertido, pois os dois tipos de personalidade diferem nas suas necessidades.
  4. Qual é o estilo de vida que quero? A maior parte dos empregos começa primeiro com muitos anos de trabalho árduo e um salário mais baixo do que você espera. O mais importante é  olhar para a frente, para profissionais que têm uma carreira similar e já têm experiência, para ver como o seu estilo de vida é diferente do estilo de vida deles. Alguns fatores que você deve ter em conta, incluem o aumento do controlo que têm sobre o seu tempo, o salário e as viagens envolvidas, entre outros fatores.
  5. Onde quero viver? Embora não seja essencial para cada tipo de carreira, determinar onde você quer viver pode ser uma parte importante do seu processo de busca pela carreira que sempre quis. Isto é especialmente verdade para empregos que estão concentrados em certas áreas. Se você quer trabalhar na indústria da moda, então o mais provável é que tenha que mudar-se para uma cidade onde a moda seja bastante importante.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:06



Pesquisa

Pesquisar no Blog