Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




5 Dicas de Emprego para Recém-Licenciados

por superdicas, em 18.05.15

Recém-licenciado

É um recém-licenciado à procura de emprego? Sim? Encontre diversas dicas para escolher o melhor emprego para si nesta altura. Não dê cabo da sua carreira profissional logo no início!

Quer esteja a sair da universidade com um currículo que deixa qualquer pessoa com inveja devido aos seus vários anos de trabalho ou é um recém-licenciado ainda com muito pouca experiência, encontrar o seu primeiro emprego não é fácil e pode ser um desafio. Depois de tudo, de tem diversas habilitações e conhecimentos, o mais certo é que tenha se candidatado a diversas ofertas de emprego. E se a sua licenciatura em artes ou design não está a abrir muitas portas a sua ansiedade e medo provavelmente vai dar cabo de si.

Mas... existem boas notícias para os recém-licenciados. Apesar da categoria em que você está na altura de encontrar o seu primeiro emprego, este processo não precisa de ser difícil. Desde não aceitar a primeira oferta de emprego que aparece à sua frente até ter um resumo que é completamente diferente do que o departamento de Recursos Humanos espera, aqui ficam várias dicas para assegurar que a sua procura por emprego tem sucesso:

 

  1. Pense bem antes de aceitar - Para os recém-licenciados e até para as pessoas que já contam com alguns anos de trabalho, é fáci de entender que queiram aceitar a primeira oferta de emprego que aparece. Mas, os especialistas na matéria dizem que se tiver numa posição invejável ou existem várias ofertas de emprego, a melhor coisa é pensar bem antes de tomar uma decisão. O mais certo é que queira pensar bem nas vantagens e desvantagens de cada uma das opções disponíveis.
  2. Use as redes sociais - As redes sociais podem ter fotos ou serem usadas das piores maneiras, como acontece no Facebook, com as fotos de festas loucas e outras coisas menos aceitáveis para um candidato que quer encontrar um bom emprego, mas para os recém-licenciados pode ser uma maneira de conseguir um emprego profissional. A objetivo contudo, é usar ativamente o Facebook de forma a se tornar num participante passivo. Isso significa ter uma página no LinkedIn, entrar em grupos relacionados com a sua área e até fazer parte de fóruns.
  3. Use o seu currículo para mostrar a sua experiência - Quando chega a hora de criar um currículo profissional, os recém-licenciados normalmente não têm muita experiência de trabalho além dos estágios ou empregos de verão, mas isso não quer dizer que não possa mostrar como liderou e geriu a sua "carreira" nessas atividades extracurriculares. Mesmo que não tenha sido um emprego convencional, coloque em destaque essas experiências.
  4. Não procure pelo emprego dos sonhos - Pergunte à maior parte dos profissionais que já conta com vários anos de experiência e você vai descobrir que o seu primeiro emprego não foi o único emprego que tiveram até agora. Qualquer pessoa tem que ter um lugar para começar e se isso significa que o seu primeiro emprego depois da licenciatura não é um emprego de sonho, isso não tem problema. Você pode começar numa área, por exemplo, como contabilista, para depois descobrir que prefere trabalhar na área de publicidade e pode querer de trocar de carreira. O seu primeiro emprego não é aquilo que você quer fazer.
  5. Não fique num emprego sem futuro - Sem precisar de ir mais às aulas e estar sem emprego não é uma situação usual para os recém-licenciados, mas isso não significa que você deva aceitar qualquer emprego ou desistir de procurar trabalho. Mesmo que esteja a ganhar um bom salário, ficar num emprego onde não existe qualquer possibilidade de progressão de carreira ou desenvolvimento, isso não é bom para si. Se escolher um emprego normal e esperar a carreira profissional perfeita, o mais certo é que fique nesse emprego por anos e depois acabe por nunca mudar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:34



Pesquisa

Pesquisar no Blog