Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




5 Dicas antes de dizer "Sim!" à Oferta de Emprego

por superdicas, em 03.04.14
Conseguir Emprego

Siga estas dicas antes de dizer que "sim" à oferta de emprego em que está interessado. Descubra como conseguir um salário mais alto e mais interesse por parte da empresa!

 

Você chegou ao momento final da procura d emprego - a oferta de emprego. Parabéns! Você trabalhou arduamente o suficiente e está tentado a dizer "Sim!", para finalizar a sua pesquisa por um emprego e começar a trabalhar numa empresa. Contudo, não interessa o quão desesperado você está - ou quanto tempo você demorou a procurar - leve algum tempo para verificar a oferta de emprego antes de assinar a contrato com a empresa. Aqui ficam 5 dicas que vão ajudar-lhe a ter certeza do que quer, para fazer o movimento certo e conseguir o emprego que tanto procurava:

 

  1. Tome algum tempo - É perfeitamente aceitável, até esperado, que peça algum tempo para rever a oferta antes de dizer qual é a sua decisão final ao empregador. Se, por exemplo, você receber uma oferta de emprego na quinta ou na sexta, diga que precisa do fim-de-semana para olhar bem para analisar. Desta forma, você vai ter tempo para rever a oferta de trabalho e ter a certeza que é a coisa certa. Não faça com que o recrutador espere mais do que alguns dias pela sua resposta, caso contrário diga quanto tempo precisa.
  2. Verifique a oferta completa - Quando você receber uma oferta de trabalho, é bastante tentador concentrar-se num só detalhe em particular: o salário. Você precisa de rever a sua oferta completa, contudo, os benefícios do posto de trabalho, a responsabilidade e o salário também são importantes, para a sua carreira profissional. Por exemplo, o salário pode ser um dos melhores, até que você saiba que os benefícios da oferta de trabalho são piores do que esperava e é quase certo que vai ter que fazer horas extra. Ou talvez o seu posto de trabalho é bom, mas você vai ter de reportar o seu trabalho a cinco patrões diferentes.
  3. Faça perguntas - Se existe alguma coisa onde você tem várias dúvidas, agora é a altura para perguntar. Vamos dizer, por exemplo, a sua posição é completamente nova dentro da empresa, e você não tem a certeza sobre o que esperar e como fazer o trabalho. Pergunte ao recrutador essas questões, vai fazer com que o seu trabalho seja mais fácil.
  4. Negoceie - Se existe alguma coisa sobre a oferta de emprego que não esteja a ir de encontro com as suas expetativas, negoceie. Volte atrás com outro número e veja se o potencial empregador pode segurar as suas exigências.
  5. Planeia um prazo temporal e uma estratégia de saída - Assim que estiver a pensar em aceitar o novo emprego, você também precisa de pensar sobre o que deve fazer para começar a trabalhar. Se está desempregado, a resposta é simples, comece rápido. Se você está noutra empresa, contudo, você precisa de pensar em quanto tempo precisa para fazer esta transição. Duas semanas é o normal, mas se está a trabalhar numa posição de chefia ou gestão, é importante que avise muito mais tempo antes.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:35



Pesquisa

Pesquisar no Blog