Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




5 Coisas a fazer se estiver Desempregado

por superdicas, em 01.03.15

Desempregado

Descubra o que fazer depois de ficar desempregado. Siga estas dicas e não seja apenas mais um trabalhador que foi para o desemprego e faz parte das estatísticas.

Perder o emprego muitas vezes acontece de um momento para o outro. Mesmo que tenha visto vários sinais do seu despedimento e que tenha se preparado para isso, o despedimento do seu local de trabalho mesmo assim pode parecer como um murro na cara. Em muitos casos, perder o emprego pode se parecer com o falecimento de um familiar ou um acidente grave.

Por essa razão, a maior parte das pessoas encontram-se numa situação não familiar de emoções enquanto tentam conduzir a sua pesquisa por um novo emprego, rapidamente. Os sentimentos de não valer nada, medo, insegurança e até de raiva podem circular entre si, fazer com que chore, tenha um comportamento agressivo, se coloque de lado, não partilhe nada com as outras pessoas, entre em desespero, entre outras coisas. A cada dia sem trabalho sem parecer semanas, semanas que vão parecer meses. Conseguir "arrumar" as suas contas até ao seu próximo salário vai lhe trazer ainda mais ansiedade.

Contudo, ao analisar e dar uma volta à negatividade, vai fazer com que consiga se manter novamente em forma e siga em frente. Você tem que aprender com a experiência passada e preparar-se para os próximos tempos, que não serão fáceis, mas vão fazer com que cresça muito a nível pessoal e profissional. Siga estes passos:

  1. Ligue-se novamente e redefina os seus objetivos - Encapsulado nas fronteiras do dia a dia do seu emprego, você manteve a sua mente concentrada nos objetivos da empresa e não teve tempo para se concentrar nas suas aspirações pessoais. Os seus próprios objetivos! Aproveite esta altura para criar uma nova imagem dos seus desafios e objetivos.
  2. Construa uma nova história com base no que alcançou - Leve algum tempo para articular o seu currículo e carta de apresentação, para que seja mais fácil de conseguir um emprego nos próximos tempos.
  3. Sinta-se vulnerável - Enquanto a maior parte de nós sente-se forte nos seus empregos e vidas, às vezes tomamos as coisas por garantido e não fazemos nada. Ao se sentir vulnerável, você vai fazer de tudo, mas tudo mesmo, para alcançar os seus objetivos. Apesar de parecer uma coisa má à primeira vista, é uma boa oportunidade.
  4. Peça por ajuda - Pedir ajuda, quer seja a nível profissional ou pessoal, a um amigo ou familiar, é uma oportunidade que permite os outros de lhe servirem e darem conselhos para lhe fortalecer. As pessoas gostam de ajudar as outras que estão se sentindo em baixo, e se você pedir por ajuda, muitas vezes pode encontrar soluções que nem sabia que existia.
  5. Torne-se saudável - Muitas vezes perder o emprego está relacionado com deixar um ambiente de trabalho tóxico. Se esse é o seu caso, aproveite esta mudança profissional para tornar a sua vida mais saudável.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:41



Pesquisa

Pesquisar no Blog