Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Cinco tendências para revolucionar o mercado laboral

por superdicas, em 17.02.13

Tendências do mercado laboralCom a crise económica a passar por diversos países, o desemprego a aumentar cada vez mais e as políticas económicas insuficientes por parte da União Europeia e também por parte de Portugal, é cada vez mais importante aplicar medidas que garantam a sustentabilidade da empresa, assim como o sucesso dos seus colaboradores. Por isso, diversas empresas estão a aplicar as medidas necessárias para revolucionar o mercado laboral.

 

Neste artigo você pode encontrar cinco novas tendências que estão a revolucionar o mercado de trabalho para melhorar o seu rendimento profissional. Estas medidas são de extrema relevância e neste momento já foram aplicadas em diversas empresas, com uma média de 6 por cada 10 grandes empresas. A capacidade de influenciar as pessoas, melhorar a produtividade pessoal, articulação da geração Y com a geração X, os benefícios das políticas de maternidade, o teletrabalho, e as estratégias de prevenção de stress, são alguns dos pontos fortes que as empresas líder exploram ao máximo para obter melhores resultados e aumentar a eficiência empresarial entre 20 a 40%.

 

Conheça agora quais são as medidas que a sua empresa também deve implementar para obter resultados similares ou melhores que estas empresas de sucesso:

 

 

  1. Capacidade de influenciar as pessoas - Cada vez são mais os empresários que tiram cursos para aprender a influenciar as pessoas, ou até, que enviam os seus colaboradores para assistir a estas formações para obter novos conhecimentos. Desde pedir um aumento do salário a fechar um negócio multimilionário, trata-se sempre de tentar convencer a outra pessoa, seja um chefe, um empregado ou um investidor. A influência busca o consenso, e se propõe a obter resultados que satisfaçam as necessidades legítimas de ambas as partes, e para isso, requer internalizar certas técnicas no seu dia-a-dia.
  2. Melhorar a produtividade - A grandes empresas começaram a aprender que os seus empregados melhoram a sua produtividade laboral apenas se têm claro o objetivo que têm que atingir e se sentem preparados e com gosto no trabalho diário. Aparte disto, as empresas começaram a planificar e a comunicar eficientemente que tarefas esperam que cada pessoa complete e com que parâmetros de qualidade, e por outro lado, monitorizam os seus empregados para detetar rapidamente os desvios de produtividade, de forma a ajudá-los a concentrarem-se novamente.
  3. Articular a geração Y com a geração X - Cada vez são mais as empresas que contam com colaboradores jovens, entre os 20 e 30 anos, que se distinguem pela sua atitude desafiante e ativa. Eles fazem parte da geração Y, que contrasta em vários sentidos com os seus chefes ou gerentes. Frente a isto, a empresa tem duas opções: lugar contra eles ou negociar. Em último caso, existem empresas que implementaram diferentes consultorias e capacitações para que a Geração X ou baby-boomer (entre os 30 e 50 anos) comece a negociar com a Geração Y, de forma a reconhecer que estes últimos são uma das gerações com mais conhecimentos, outros valores e ideais, inclusive com uma criatividade mais desenvolvida.
  4. Melhoras nas políticas de maternidade - Nos últimos anos, as grandes empresas começaram a oferecer à suas colaboradoras grávidas ou em tempo de pós-parto, a possibilidade de realizar o trabalho desde casa ou com um horário flexível. O teletrabalho é novamente uma ferramenta útil para incrementar a produtividade de uma nova mãe, que pode responder à sua situação profissional, mas de uma maneira diferente devido às circunstâncias atuais.
  5. Estratégias de prevenção do stress - O stress é um dos principais problemas do século 21. Grandes empresas estão atentas a esta nova doença no mercado laboral, e já começaram a implementar estratégias para prevenir que isso aconteça aos seus colaboradores. Desde yoga, passes grátis para ir ao ginásio, entradas para centros recreativos e até espaços de reflexão sobre a felicidade e o sentido da vida, organizados com a ajuda do departamento de recursos humanos ou recorrendo a empresas exteriores.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:09



Pesquisa

Pesquisar no Blog