Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




10 Dicas para ser contratado na Entrevista de Emprego

por superdicas, em 19.01.13
Recursos Humanos entrevista candidatos

Saiba quais são as dicas principais para ser logo contratado no momento em que termina a entrevista de emprego. Aproveite para conquistar o seu lugar na empresa e conseguir um bom salário.

 

Encontrar um emprego é difícil e ainda mais é se você tiver que passar por entrevistas de trabalho para ser selecionado para um cargo na empresa. Por isso, neste artigo o Sites de Empregos partilha consigo algumas dicas essenciais para sobressair e agarrar de uma vez por todas esta oportunidade que há muito tempo você esperava, e está apenas a alguns passos de conseguir concretizar. Não desista agora, pois este é o momento certo para você ser declarado como um vencedor nesta longa caminhada.

 

  1. Conseguir uma entrevista - Antes de realmente arrasar na sua entrevista de trabalho, primeiro que tudo é importante você conseguir uma entrevista. Isto significa que você precisa de criar um currículo fantástico e ter a certeza que o departamento de recursos humanos lê. Coloque apenas as coisas essenciais para o lugar a que se candidata, caso contrário você estará a deitar abaixo todas as suas oportunidades de realmente conseguir um lugar. Assim que estiver pronto, não envie apenas. Tente usar as suas conexões e um pouco da sua ingeniuidade para bater os formulários de recrutamento e fazer com que o seu CV chegue diretamente ao profissional responsável por contratar os candidatos.
  2. Prepare-se antes do tempo - Você conseguiu a entrevista, mas ainda lhe falta fazer muitas coisas antes de entrar no escritório para ser entrevistado. Uma das razões porque muitos candidatos não são escolhidos, é porque simplesmente não se preparam bem para este momento importante, e acabam por falhar. Por isso, invista alguns minutos do seu tempo para procurar mais sobre a empresa, sobre a posição a que se candidata, e crie uma estratégia para sobressair dos demais candidatos. Mostre que você está interessado.
  3. Crie uma boa impressão - A sua entrevista começa logo no momento em que passa pela porta, por isso esteja preparado. Pratique a entrada na sala se você tiver mesmo. Mas mais importante do que qualquer coisa, é aprender como as primeiras impressões funcionam e fazer tudo para causar uma boa impressão à primeira: esteja a horas, vista-se e sinta-se confortável, e esteja ciente da sua linguagem corporal. Lembre-se, faça tudo correr às mil maravilhas.
  4. Responda às perguntas difíceis - Assim que estiver dentro, é tempo de preparar-se para a parte difícil: responder às questões da entrevista. Prepare-se para algumas perguntas difíceis e faça algum trabalho de casa para realmente responder com confiança e demonstrar a sua qualidade aos entrevistadores.
  5. Faça algumas perguntas - O entrevistador não deve ser o único a fazer perguntas. Você também deve participar na conversa e fazer as suas próprias perguntas. Mostre que está interessado em conseguir este cargo.
  6. Fale nos seus pontos fortes - Você provavelmente sente que deve ser humilde, mas não seja. Promover-se a si próprio é de fato uma boa forma de encarar as entrevistas. É basicamente a única coisa que pode fazer para mostrar as suas qualidades e conseguir mesmo o lugar na empresa. Lembre-se que o potencial é sempre mais importante do que a experiência.
  7. Evite cometer erros - Você já sabe o que deve fazer, mas também é importante saber o que deve evitar. Qualquer coisa, como por exemplo uma má linguagem corporal pode sabotar as suas chances de atingir os seus objetivos, por isso certifique-se que não está a colocar em risco a sua carreira. Pesquise os tópicos que deve evitar e tenha a certeza que não faz mais do que a sua obrigação.
  8. Recupere rápido - Felizmente, com a preparação certa a sua entrevista vai correr bem. Mas, se você acabar por responder mal a uma pergunta ou "bater contra a parede", é importante aprender como sair rápido dessa situação e conseguir estar logo de volta. Se você deixar a entrevista pensando que tudo foi um desastre, você sempre pode pedir uma segunda entrevista depois de explicar alguns dos problemas.
  9. Siga em frente - Não deixe que a entrevista seja a última coisa que ouvem de si. Mostre quem você é, e tenha a certeza que o seu currículo não fica jogado para um canto. Mande uma nota de agradecimento ou um email curto. Esta é uma tática importante para mostrar ao departamento de recursos humanos como você está interessado em trabalhar nessa empresa. Tome em conta como você entrou em contacto anteriormente com a empresa, pois modos diferentes de comunicação podem ser mais benéficos para si.
  10. Se você não for contratado, então descubra porquê - Não é possível vencer em todas as entrevistas, infelizmente, mesmo que faça tudo certo. Se você não for contratado, a melhor coisa que pode fazer é saber porquê e aplicar esse conhecimento para a próxima ronda de entrevistas. Olhe para trás e pense sobre o que poderia ter feito melhor, quer tenha sido evitar a qualifação em excesso, problemas de português, entre outros erros. Existe sempre uma razão porque você não foi escolhido.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:37



Pesquisa

Pesquisar no Blog