Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




4 Sinais que a Entrevista de Emprego foi um Fracasso

por superdicas, em 24.08.15

Dicas Entrevista de Emprego

Descubra quais são os sinais mais importantes da entrevista de emprego, que indicam que você não vai conseguir o lugar.  Evite estas coisas ou não tenha de ser chamado!
 
Você levantou-se, cumprimentou o entrevistador à saída e depois foi para casa feliz por ter dado o máximo de si e pensar que vai ser chamado ainda mais rápido do que imagina. Uma semana depois, por mais estranho que pareça... ainda não existe nenhuma chamada. 
 
A dezembro do ano passado um inquérito a mais de 2 mil recrutadores e gestores de recursos humanos, realizada pelo site CareerBuilder descobriu que os gestores de recursos humanos sabem o necessário sobre o candidato nos primeiros cinco minutos. Espere 15 minutos e 90 por cento dos entrevistadores vão lhe ter na "mão".
 
Por outras palavras, essa entrevista "boa" pode querer dizer que o entrevistador decidiu desde o princípio que você não é o candidato perfeito para o lugar. 
 
Como é que você tem a certeza? Aqui ficam quatro sinais como o entrevistador não está interessado é como mudar a ideia sobre si:
 
1. Você só tem que responder a perguntas fáceis - pode parecer o sonho tornado realidade, mas quando o entrevistador faz apenas perguntas fáceis, a probabilidade de que não está a considerará-lo para a posição é muito grande. As perguntas mais difíceis fazem com que o candidato se sinta desafiado a pensar e a resolver os problemas no momento. 
 
Solução: seja assertivo. Diga ao entrevistador que tem uma questão e diga algo do género "na minha anterior posição, eu tinha que fazer X. Eu vejo que esta posição requer uma experiência similar".
 
2. O entrevistador não pergunta sobre a sua disponibilidade - a empresa para o qual está a ir à entrevista tem um lugar para preencher, e eles querem recrutar o mais rápido possível. Para faEr isso, existe uma série de coisas a preparar: pagar o horário, novo papel de contratação, orientação do empregado e muito mais. Todas essas coisas precisam de planeamento, por isso o entrevistador deve querer saber quando pode começar. 
 
Solução: mude as ideias do entrevistador. Se não perguntar sobre a sua disponibilidade isso quer dizer que não está interessado em si. Em vez de esperar, mencione como está interessado em trabalhar e está muito emocionado. 
 
3. O entrevistador não discute o resto só processo de recrutamento - hoje em dia, a maior parte das organizações prolongou o processo de recrutamento. Incluem múltiplas entrevistas, testes, submissão do portfólio e mais. Se é uma boa solução para a posição, o entrevistador vai lhe falar do seu processo de recrutamento e do que pode esperar. 
 
Solução: se recebeu um e-mail de agradecimento, então quer dizer que não está na lista. Esteja confiante e prático. Tome o seu tempo e sumarize porque é a escolha certa para a posição. Depois pergunte quais são os passos do recrutamento.
 
4. A sua entrevista foi mais rápida do que o esperado - se a entrevista tinha a duração de 30 minutos, mas entre as perguntas do entrevistador e as suas, durou apenas 15 minutos, isso quer dizer que alguma coisa está mal. Isso não é uma coisa boa. Algumas vezes uma entrevista curta é o resultado de uma mau planeamento, com o entrevistador a não ter tempo para tudo. Mas, a maior parte do tempo, contudo, é resultado do entrevistador tomar decisões antecipadas sobre si. 
 
Solução: a melhor solução é ter uma lista de questões antes da entrevista para perguntar caso você não esteja a receber a consideração necessária. Então, encontre maneiras de perguntar essas coisas para conseguir manter o entrevistador interessado é ajudá-lo a si mesmo a conseguir o lugar. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:39



Pesquisa

Pesquisar no Blog