Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




15 Coisas que os Recrutadores prestam bastante atenção durante a entrevista de emprego

por superdicas, em 12.01.14

Conheça quais são as coisas mais importantes para os recrutadores. Esteja mais bem preparado para triunfar na sua entrevista de emprego e consiga aquela vaga que tanto quer!

 

Não existem dúvidas de que as entrevistas de emprego são complicadas. Muita informação para se lembrar e articular, com muito para dar certo e também para dar errado. Com isso em mente, não seria melhor saber o que os recrutadores procuram no momento da entrevista de emprego? Para saber como você está a ser julgado pelos responsáveis de recursos humanos? Por essa razão, nós pensamos em escrever um artigo para ajudar-lhe, que indica quais são as 15 coisas mais comuns, que os recrutadores procuram durante a entrevista de trabalho aos candidatos. Obviamente podem haver algumas diferenças, de acordo com o entrevistador e a indústria em que está a procurar uma oportunidade de trabalho, mas estas dicas são gerais e oferecem vários conselhos úteis, que mostram quais são os pontos mais importantes para os recrutadores no momento de escolher um bom candidato para a vaga aberta.

 

  1. Seja você mesmo - Pode parecer um cliché mas não é. Recentemente lemos um artigo a dizer que você deveria preparar-se bastante, com uma apresentação espetacular, de forma a espantar os recrutadores. No entanto, embora isso possa ser útil se estiver a ser entrevistado para um emprego na área de vendas em grandes quantidades ou talvez na indústria do entretenimento ou publicidade, para a maior parte dos candidatos isso poderá ser um problema, porque poderá acionar a bandeira vermelha e deixar o entrevistador na dúvida.
  2. Esteja confidente com o que você é e o que tem para oferecer - Não gaste tempo a se preocupar se você é a pessoa certa para o emprego e o que o entrevistador irá pensar de si num dado momento. Saiba apenas quem você é e ajude o entrevistador a ver isso. Saiba que você é um bom trabalhador, que é de confiança e vai dar todo o seu máximo para que a empresa cresça e atinja os seus objetivos.
  3. Olhe nos olhos - Não estamos a dizer que deve estar a olhar sempre fixamente, mas quando você responde às perguntas do entrevistador, você deve olhar fixamente nos olhos. Você deve "conectar-se" com o entrevistador!
  4. Diga uma boa história - Quando o entrevistador perguntar-lhe sobre coisas que fez e está contente ou de obstáculos que ultrapassou, você deve ter algumas histórias para contar. Alguma vez já passou por uma situação difícil? Já ajudou a empresa a poupar dinheiro ao seguir as suas recomendações? Como dissemos, conte uma boa história!
  5. Sente-se direito - Tenha bastante cuidado com a sua postura quando está sentado. Existem várias formas de sentar-se, e algumas dessas formas podem mostrar que não está interessado ou simplesmente não sabe se comportar neste tipo de situações.
  6. Relaxe - Colocamos de propósito esta dica após a dica de sentar-se direito, porque além de estar sentado direito, é importante que esteja relaxado, caso contrário o mais certo é que a entrevista de trabalho corra mal porque estava demasiado tenso ou não estava confortável consigo mesmo.
  7. Pratique, pratique e pratique - Gaste tempo antes da entrevista a fazer possíveis entrevistas com amigos e familiares. Você também pode conversar sozinho e gravar, para ver como está a sua voz e quais os tipos de questões mais importantes.
  8. Saiba tudo sobre o Emprego e a Empresa - Com a Internet hoje em dia é possível descobrir praticamente tudo sobre as empresas, e por essa razão você deve investigar a fundo mais sobre a empresa e a vaga de trabalho.
  9. Tenha a certeza que conhece o seu próprio currículo - Nada pode provocar-lhe mais problemas, do que não saber o que está escrito no seu currículo. Tenha a certeza que lê várias vezes o seu currículo, para verificar se está tudo certo e também para memorizar tudo o que está escrito, caso contrário, se fizeram-lhe alguma pergunta sobre o CV, o mais certo é que falhe e mostre que não está interessado em conseguir o emprego.
  10. Mostre que percebe do emprego e tem as habilitações certas - Isto pode parecer básico, mas muita gente não está familiarizada com os termos da descrição do trabalho. Se existe alguma coisa que não sabe, pesquise para saber mais sobre isso. E se tiver uma habilitação que você não tem, procure mais sobre isso.
  11. Oiça - Mais do que tudo, é importante saber ouvir o entrevistador. Oiça cada uma das perguntas e tudo o que o entrevistador tem para lhe dizer. Não passe à frente ou sobre outras coisas quando o entrevistador estiver a falar.
  12. Responda às questões do entrevistador - Se o entrevistador fizer uma pergunta que não está confortável a responder, não tem problemas de dar uma resposta curta ou talvez mudar para uma pequena história, ou algo relacionado que deixe uma boa impressão. Mas tenha a certeza que não salta perguntas ou qualquer coisa parecida. Não só mostra que está a esconder qualquer coisa, mas também deixa a impressão que pode ter problemas.
  13. Venha preparado com algumas boas questões para perguntar - A entrevista de emprego é o lugar certo para fazer todas as perguntas, no entanto você ficaria surpreendido com a quantidade de pessoas que não têm perguntas - ou perguntam coisas tontas como "qual é o salário?" - especialmente quando o salário é apresentado na oferta de emprego. Uma boa pergunta mostra o que você pensa e também os seus conhecimentos. Por isso, não faça perguntas parcas.
  14. Lembre-se de rir - Não estamos a dizer que deve rir como um idiota, mas deve mostrar um sorriso verdadeiro, que mostre que está sempre com um pensamento positivo e poderá ser um bom líder na empresa.
  15. Quando a entrevista acabar - Agora que já respondeu a todas as perguntas e tirou todas as suas dúvidas é tempo de levantar-se, rir e agradecer. Agora saia da sala sem parecer que está a tremer e não caia. Você conseguiu!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:50



Pesquisa

Pesquisar no Blog