Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Passos a Seguir para Procurar Emprego

por superdicas, em 28.10.13
Empregos

Procurar trabalho não é uma coisa fácil nestes tempos, mas mesmo assim você tem que seguir empenhado, com o objetivo de que vai conseguir encontrar aquele emprego que tanto quer na sua cidade ou país, pois se você não tentar, o mais certo é que ninguém lhe ajude a conseguir. Buscar trabalho é no final um emprego em si, embora não remunerado, mas que se você estiver a fazer tudo bem, poderá estar a se dedicar 8 horas por dia para encontrar boas oportunidades em empresas que estejam interessadas em candidatos com um currículo similar ao seu.

 

É importante estabelecer horários e rotinas, fazer um planeamento da semana e tomar decisões importantes sobre como levar a cabo o seu trabalho de procurar por uma oportunidade na sua área. Segundo um especialista em Recursos Humanos e autor de vários livros de autoajuda, você deve seguir estes 5 passos para ter sucesso, caso contrário você estará a perder tempo precioso que poderia ser usado para fazer outra coisa mais rentável:

 

  1. Esteja de olho nas empresas que mais gosta - Hoje em dia a qualificação de todos os candidatos é muito parecida, pelo que é necessário que procure por alternativas para se diferenciar do resto dos candidatos. O selecionador vai querer saber dos seus interesses pela empresa e certamente vai fazer perguntas sobre a empresa e algumas das suas áreas de negócio. Descubra mais sobre a empresa, os seus produtos e serviços, para marcar a diferença na entrevista de emprego.
  2. Diga não à impaciência - No mercado laboral existem muito menos ofertas de emprego do que há 5 anos atrás, sem falar que agora existem mais candidatos com um currículo parecido ao seu. Por essa razão, agora está cada vez a ficar mais difícil de encontrar trabalho. Agora você tem que mandar o seu currículo para muito mais empresas, fazer mais entrevistas e terá que contactar mais gente que possa facilitar a sua entrada numa nova empresa, mas isso não significa que você tenha perdido a motivação e muito menos a esperança.
  3. CVs e cartas de recomendação - É uma questão por onde todos os candidatos têm que passar, mas você não deve esquecer que é importante ter uma boa formação e experiência para que possa adicionar ao CV, caso contrário esse documento não mostra nada de importante.
  4. Cuide dos seus perfis nas redes sociais - Hoje em dia é imprescindível não estar presente nas redes sociais a nível profissional. Mostra o que você faz e sabe é importante. Pense que uma das primeiras coisas que terá um selecionador é meter o seu nome do Google e ver o que aparecer, por isso é preciso estar preparado e ter um bom perfil nas redes sociais. Além disso, ter um perfil com todo o cuidado e atenção, também é uma forma de tornar mais fácil o networking com outras pessoas.
  5. Continue a melhorar a sua formação e a fazer contactos - Os contactos que se fazem pela Internet muitas vezes são pouco úteis, porque embora a tecnologia nos junte, não existe nada como o contacto humano. Assim que, é importante que aposte em melhorar a sua formação, tire cursos, vá a eventos e outras atividades relacionadas com o seu setor, para conhecer gente e criar uma rede de contactos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:51



Pesquisa

Pesquisar no Blog