Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O que fazer quando a escolha da carreira não for um sucesso?

por superdicas, em 08.10.13
Problemas na Carreira Profissional

Você gostou de cada segundo do que fez na universidade. Desde o primeiro dia, você soube exatamente qual era a carreira profissional que gostaria de seguir… aquilo que você estava disposto a fazer. Você podia ver-se a si próprio, como um profissional realizado ao trabalhar neste emprego nos próximos anos.

 

No entanto, parece que aconteceu algo na sua realidade, e agora você não está mais contente. Ou não existem oportunidades suficientes para escolher o que você quer fazer. Talvez a industria onde estava a planear trabalhar está a passar por um mau momento. Ou qualquer outra coisa tornou-se a sua paixão.

 

Por outras palavras, a carreira que você sempre soube que seria certa para si, por uma razão qualquer, já não é mais uma opção viável. Se você está nesta posição, é importante saber o que deve fazer a seguir para

 

O que você pode fazer para resolver este grande problema?

 

Eu próprio também já estive nesta situação quando acabei a minha licenciatura em jornalismo mal começou a crise económica, em 2008. Durante o meu estágio profissional num grande jornal português, eu vi muitos dos meus colegas a serem despedidos ou com cortes nos salários. Enquanto isso, vi colegas meus de turma que eram considerados como os melhores do meu ano - aqueles que seriam os próximos jornalistas de sucesso - a perderem o seu emprego a torto e direito.

 

A minha paixão pelo jornalismo sempre foi grande, mas a instabilidade e a incerteza nesta área simplesmente fizeram com que pensasse novamente, de forma a criar um plano de saída.

 

Cinco anos depois, eu encontrei um emprego como copywriter numa grande empresa online, que tem um dos sites mais visitados em todo o mundo. Como estudante de jornalismo nunca tinha pensado num outro emprego, mas devido à decadência desta indústria agora estou concentrado noutra área.

 

Você também pode fazer a transição para uma nova carreira, e para isso não é preciso estar de volta à universidade. Aqui fica como consegui traduzir as minhas habilidades e paixão num novo emprego que eu não sabia que existia:

 

  • Concentre-se no que você gosta da sua carreira - Talvez você é uma daquelas pessoas cujo emprego desapareceu ou todos os empregos na sua área parece que estão a desaparecer desde que você começou a estudar. Qualquer das maneiras, a falta de emprego não muda a sua paixão por um emprego. Existe uma razão porque você decidiu perseguir uma certa licenciatura ou carreira. Descubra qual é a sua paixão e siga em frente.
  • Adapte-se às condições de mercado - Hoje em dia o mercado precisa de profissionais cada vez mais dispostos a mudar, caso contrário os negócios podem ir de rentáveis à falência. Você tem que estar preparado todos os dias para um novo dia, pois o mundo já não tem mais pena de si. Na universidade se você não tinha uma boa nota, tinha uma segunda chance para resolver esse problema, agora no mundo do trabalho, caso você erre, não existe uma segunda chance.
  • Procure por oportunidades dentro e fora do seu país - Embora esta não seja a melhor altura para procurar emprego, ainda existem oportunidades que vale a pena seguir. Você tem que estar disposto a conseguir emprego numa área relacionada com a sua experiência ou, até se for preciso, emigrar para conseguir uma oportunidade. Lembre-se que as oportunidades não aparecem todos os dias!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:50



Pesquisa

Pesquisar no Blog