Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




4 Perguntas que podem comprometer a entrevista de trabalho

por superdicas, em 18.09.13
Perguntas na Entrevista

O normal numa entrevista de trabalho passa por fazer perguntas de coisas relacionadas com o trabalho e a formação do candidato, e às vezes sobre temas gerais como comentar notícias, falar de futebol ou sobre os seus gostos e paixões. Ainda assim, existem entrevistadores que vão um passo mais além, fazendo perguntas relacionadas com a vida íntima da pessoa. Essas perguntas podem ser muito incómodas, já que você vê a sua intimidade desprotegida. É certo que para as gerações de hoje em dia, a vida pessoal e o trabalho juntam-se com frequência. Já que não é como anteriormente, quando os problemas do trabalho ficavam no local de trabalho, agora levamos para casa, e ainda assim trabalhamos em casa.

 

Agora é cada vez mais usual, que nas entrevistas de trabalho façam quatro perguntas comprometedoras, sobretudo se você for mulher. Segundo vários gurus em recursos humanos as perguntas mais populares que podem comprometer o seu sucesso são:

 

  1. O que você esteve a fazer estes últimos anos? Embora à primeira vista esta pergunta possa parecer uma simples pergunta inofensiva, na realidade pode ser algo que pode causar-lhe problemas, especialmente se você durante os últimos meses ou anos dedicou-se a ficar com os filhos em casa. Se esse é o seu caso, seja sincero, diga a verdade. Ocultar a realidade não o ajudará neste caso, porque antes ou depois correrá o risco de saberem a verdade. De todas as formas, indique qualquer tipo de atividade adicional que você fez em casa para trazer rendimentos para casa, como por  exemplo, trabalhos de voluntariado, ou se você está a participar em algum grupo desportivo.
  2. Está casada? É uma pergunta que hoje em dia pode prejudicar-lhe. Já que você pode viver com alguém, ter filhos e não estar casado, ou pode estar casada e ter uma vida de solteira. Esta pergunta não deveria ser relevante para o entrevistador, por isso você pode dizer algo como "não é preciso estar casado para desempenhar esta tarefa", e assim voltar ao início da conversa que estava a ter com o entrevistador. Além disso, você tem que pensar que quem faz a pergunta faz isso com a melhor das intenções.
  3. Planeia ter filhos? Tenhamos em conta que, quando um entrevistador faz estas perguntas, temos que assumir que ele faz com a melhor das intenções, mas como não deixa de ser um tema complicado, o melhor é dar uma pequena resposta e mudar de tema.
  4. Qual é a ocupação do seu marido? Estas pergunta é totalmente irrelevante, pois o seu objetivo é conseguir um trabalho, e você tem que dar o seu máximo para consegui-lo. Não é por causa que o seu marido tem um emprego bem pago ou mal pago, que você não é competente para o emprego a que você se está a candidatar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:40



Pesquisa

Pesquisar no Blog