Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




6 Dicas para Negociar com Eficácia

por superdicas, em 10.09.13

Aprenda a negociar com eficácia no seu emprego. Domine a negociação e consiga atingir todos os seus objetivos profissionais. Siga estas dicas e consiga melhores resultados do que antes. Experimente!

 

A palavra "negociar" muitas vezes confundem as pessoas de negócios em fatos caros à procura de detalhes do negócio. É comum dizer que quando uma pessoa vence a negociação, alguém tem que perder. No entanto, não é bem assim, já que ambas as partes poderão ganhar depois de uma boa negociação, que traz vantagens para ambas as partes. Os negócios hoje em dia evoluíram até ao ponto em que qualquer profissional além de ter que ser bom numa determinada área, também tem que saber negociar com eficácia para conseguir alcançar todos os seus objetivos profissionais e ao mesmo tempo, conseguir levar a empresa para a frente. Por isso, se você está com problemas a negociar ou pretende melhorar a sua estratégia de negociação, aqui ficam algumas dicas importantes que deve seguir:

 

  1. As pessoas devem vir antes dos lucros - As relações são a moeda da influência e do sucesso nos negócios. Não interessa o quão importante é o negócio para si, não use, manipule, insulte ou diminua as outras pessoas para fazê-lo. Não só vai criar má energia, como também vai dar-lhe a reputação errada.
  2. Conheça quem está do outro lado da mesa - Antes de se sentar do outro lado da mesa para negociar, tente conhecer quem está do outro lado, a empresa para quem trabalho, os seus parceiros, entre outras coisas. A falta de pesquisa pode mostrar que você não está interessado ou que é um amador neste tipo de coisas. Tome o tempo necessário para entender com quem está a negociar, para saber qual a moeda que poderá dar em troca.
  3. Saiba o que precisa, quer e queria ter - Antes de chegar à mesa de negociações, saiba o que você não pode comprometer e o que está pronto a conceder. Isto preveni você de seguir qualquer tentação, de ficar preso a emoções ou ao desejo de chegar a uma conclusão. Mesmo quando desconfortável, é importante manter os seus objetivos à frente da sua mente.
  4. Crie alavancagem - Muitas vezes você tem vantagens na negociação que não são óbvias para si ou para a outra parte. Para melhorar ao máximo a sua oportunidade, é importante pensar em que vantagens você oferece na sua proposta e como poderá ser um parceiro estratégico.
  5. Dê alguma coisa em troca - A melhor forma de começar uma negociação é com um presente com significado. A razão porque você deve dar não é para receber nada em retorno, mas sim para definir o tom da sua negociação. Se você for generoso, você vai querer fazer coisas que vão criar oportunidades e sucesso. Este presente pode ser alguma coisa grande, como bons bilhetes para um jogo ou alguma coisa simples.
  6. Feche rápido e com sucesso - Se você é um fã do programa de TV para empreendedores Shark Tank, já deve realmente ter visto que muitos empreendedores e donos de negócios recebem propostas tentadoras mas depois os milionários já não querem investir porque falaram muito ou ficaram à espera de outras propostas. De volta ao ponto 3, identifique um ponto satisfatório para si e feche imediatamente. Não perca tempo e energia. Seja claro, firme e progressivo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:24



Pesquisa

Pesquisar no Blog